NELTUR.COM.BR

SITE OFICIAL DO TURISMO DE NITERÓI

#VISITNIKITI #MOTIVOSPRASORRIR #EMNITEROI

Disque Turismo
0800 282 7755
Você esta em: Institucional » Notícia
 
Notícias
 
09/11/2018 -

Ensaios da Viradouro atraem turistas internacionais

 

Grupos de chilenos, argentinos e equatorianos no ensaio da Viradouro. Foto: André Ribeiro
 

 

O samba já começou a esquentar nas quadras das principais escolas de samba de Niterói, Viradouro, Cubango e Sossego, atraindo muitos visitantes, sambistas e turistas. No último domingo, a Cubango,  Verde e Branca de Niterói deu o pontapé inicial em seus ensaios preparatórios para o Carnaval 2019, além de começar  o cadastramento dos componentes nas alas de comunidade.  Com o enredo ”Igbá Cubango – a alma das coisas e a arte dos milagres”, a escola será a última a desfilar no sábado de carnaval pela Série A. Já a Sossego, no Largo da Batalha, virá com o enredo “Não se meta com minha fé”, baseado no mito popular mexicano Jesus Malverde.

 

No entanto, o clima é contagiante na quadra da Viradouro, no Barreto, que se  enche de alas da comunidade a cada ensaio, nas noites de terça-feira, com turistas  embevecidos e extasiados diante do ritmo quente dos ritmistas comandados por Mestre Ciça. Hoje, dia 6/11, é dia de ensaio da Bateria e

 

Num dos ensaios a Neltur registrou dois grupos formados por turistas chilenos, argentinos e equatorianos, além de uma cantora e carnavalesca brasileira que mora na Suíça há mais de 30 anos, que apreciaram de perto a beleza deste atrativo que tem trazido à Niterói turistas de diversas partes do mundo.

 

Sob forte emoção, a cantora e intérprete de samba na Suíça, Pipa Brasey, visitou a quadra da Viradouro: “É muita emoção! Pela primeira vez venho a esta quadra e pretendo levar pra lá, um pouco do que estou vendo!, exclamou ela logo após reverenciar o pavilhão da escola nas mãos da primeira porta-bandeira, Ruth.  A intérprete de samba trabalha também na organização do carnaval, das escolas Unidos de Lousanne e Paraiso em Londres, lá na Suíça.

 

 

Cantora e intérprete brasileira, moradora da Suíça,  Pipa Brasey - Foto: André Ribeiro

 

Outros dois grupos que não faltam os ensaios todas as terças-feiras, são os liderados pelos chilenos Mauro Romero e Walter Vallejos. Entre chilenos, equatorianos e argentinos, mais de 20 pessoas se animaram ao som dos ritmistas da bateria de Mestre Ciça. Extasiados os turistas observam cada passo das alas da comunidade que tomam conta de cada espaço da quadra, lideradas pelos sons da bateria e  do intérprete da Viradouro, Zé Paulo Sierra.

 

Para José Guilherme Azevedo, presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo -Neltur, as escolas de samba de Niterói projetam nossa cidade para o mundo: ”O Carnaval do Rio é considerado o maior espetáculo da terra e Niterói tem três grandes agremiações representando muito bem a cidade, que são Acadêmicos do Sossego, Acadêmicos do Cubango e Unidos do Viradouro. Além disso, nossa cidade organiza um grande carnaval, diferenciado pela autenticidade do  samba de raíz, do samba no pé,  e também pelo tradicional desfile de mais de 30 agremiações carnavalescas, mais de 20 carnavais de bairros e os animados  blocos de ruas,  atraindo milhares de foliões e turistas”, destaca José Guilherme.  

 

 

Quadra da Viradouro no ensaio de terça-feira, dia 30 de outubro. Foto: André Ribeiro

 

A Unidos do Viradouro, está trabalhando o enredo “Viraviradouro!”, preparando um retorno triunfante e inesquecível ao Grupo Especial, desfilando na Marquês de Sapucaí, no Carnaval 2019, projetando Niterói para o mundo. Zé Paulo anunciou que a partir de 11 de novembro  serão iniciados os ensaios de rua, começando pelo Barreto e posteriormente na Av. Amaral Peixoto, no Centro.

 


Conheça alguns atrativos de Niterói
World Games
Conheça...
 
Parque Estadual da Serra da Tiririca
Conheça...