NELTUR.COM.BR

SITE OFICIAL DO TURISMO DE NITERÓI

#VISITNIKITI #MOTIVOSPRASORRIR #EMNITEROI

Disque Turismo
0800 282 7755
Você esta em: Institucional » Notícia
 
Notícias
 
13/06/2018 -

Niterói terá nova sinalização turística

 

Vista do Parque da Cidade. Foto: Arquivo Neltur

 

Niterói receberá uma nova sinalização turística. O pregão para escolha da empresa que executará  o projeto será realizado no dia 22 de junho, às 15h, na sede da Emusa. Neste dia também será escolhida a empresa que ficará encarregada da trilha Waimea, no Parque da Cidade.

 

O novo Projeto de Sinalização Turística só será possível graças a um convênio assinado pela  Prefeitura de Niterói, através da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo - com o Ministério do Turismo – MTur. Este projeto contemplará  os principais atrativos da cidade, desde o Caminho Niemeyer até as praias oceânicas. 

 

A cidade nos últimos anos, sofreu mudanças significativas na infraestrutura viária, com obras que mudaram seu perfil, assim como novos equipamentos turísticos foram inaugurados e outros recuperados. O município com esta nova realidade urbana passou a ser um dos principais municípios indutores do Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Os exemplos são vários como a Transoceânica, o Túnel Cafubá-Charitas, a inauguração do Centro Petrobras de Cinema (Reserva Cultural), revitalização do Horto, reabertura do Teatro Popular e do Museu Janete Costa de Arte Popular.

 

 

Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Foto: Arquivo Neltur

 

 

Para o Presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, a cidade estava necessitando de um novo projeto de sinalização turística, que atendesse os apelos dos turistas, visitantes e os próprios moradores: “Este convênio com o MTur está nos possibilitando alavancar esse projeto, seguindo a norma padrão do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, atingindo atrativos em várias regiões da cidade”, afirmou.  “Niterói passou e passa por transformações constantemente e no turismo precisamos acompanhar todo esse processo”, destacou.

 

O projeto de sinalização turística iniciou-se através da análise de todos os atrativos turísticos consolidados com capacidade para atingir o público alvo, e consolidou-se com a distribuição espacial da sinalização. Foram sinalizados atrativos que, indispensavelmente, possuem acessibilidade e infraestrutura. Após a listagem dos atrativos turísticos indicados, foi analisada a situação atual de cada um e de seus entornos,  in loco, por meio da oferta da infraestrutura existente, do uso do solo, das potencialidades turísticas, dos próprios usuários, dos equipamentos de apoio ao turista e das premissas do sistema viário – a rede viária de circulação e acesso às localidades. Todas as informações foram essenciais para a compreensão da dinâmica da região a ser sinalizada, suas características e seus problemas.

 

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Turismo. O gerenciamento é feito pela Caixa Econômica Federal, o planejamento e elaboração realizado pela Neltur em parceria com a NitTrans, com suporte de execução da Emusa.

 


Conheça alguns atrativos de Niterói
Horto Botânico do Fonseca
Conheça...
 
Sala de Cultura Leila Diniz
Conheça...