NELTUR.COM.BR

SITE OFICIAL DO TURISMO DE NITERÓI

#VISITNIKITI #MOTIVOSPRASORRIR #EMNITEROI

Disque Turismo
0800 282 7755
Você esta em: Institucional » Notícia
 
Notícias
 
23/05/2018 -

Neltur colabora com mapeamento turístico da cidade de Niterói para o SIGEO

A Prefeitura de Niterói, lançou oficialmente o Sistema de Gestão de Geoinformação – SIGEO - dia 22 de maio, no Teatro Popular do Caminho Niemeyer. A Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo colabor na tabulação dos dados turísticos da cidade, cujo mapeamento é realizado pela Secretaria de Urbanismo. 
‘É mais uma ferramenta que permitirá a população, visitantes  e turistas terem informações corretas e atualizadas sobre Niterói e seus  atrativos turísticos”, destaca José Guilherme Azevedo, presidente da Neltur.

 

 


O SIGEO é um projeto que está em andamento desde 2016 possibilitando o avanço e a modernização nos processos das Secretarias Municipais. O projeto contou com um investimento de R$ 5 milhões, por meio de um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Iniciou com o levantamento aéreo do município e com a implantação do Sistema de Informações Geográficas da Esri com Plataforma de Gestão Civitas, que integra digitalmente os dados e sistemas existentes com base na localização.


“O sistema vai permitir grande eficiência na gestão dos dados do nosso cadastro multifinalitário por meio de ferramentas de análise espacial, acesso e coleta de dados no campo em tempo real e monitoramento das informações estratégicas por meio de painéis executivos para melhorar nossa tomada de decisão e permitir a troca de informações entre os servidores públicos e com nossos cidadãos”, afirmou o Secretário Executivo Axel Grael.


No caso da Secretaria de Urbanismo, a Plataforma permitiu o mapeamento detalhado de toda a cidade, incluindo aí o mapeamento turístico, realizado com a colaboração da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo. “Vetorizamos e desenhamos todos os lotes e eficações da cidade. Também foram mapeados os processos de fiscalização e licenciamento urbanístico, considerando a legislação vigente no município”. 


Segundo a Analista de Negócios da Imagem – Soluções de Inteligência Geográfica, empresa que conduziu o projeto, Thaís Helena da Silva Guimarães, o sistema permitiu cadastrar informações diversas. “Atendemos formalmente seis secretarias, mas ao longo do projeto outras foram sendo envolvidas”, contou.

 

 


Conheça alguns atrativos de Niterói
Museu do Ingá
Conheça...
 
Candongueiro
Conheça...