NELTUR.COM.BR

SITE OFICIAL DO TURISMO DE NITERÓI

#VISITNIKITI #MOTIVOSPRASORRIR #EMNITEROI

Disque Turismo
0800 282 7755
Você esta em: Institucional » Notícia
 
Notícias
 
16/05/2018 -

Projetos alavancam o turismo de Niterói

Niterói é um dos principais municípios indutores de Turismo no Estado. O mais procurado equipamento turístico da cidade  é o Museu de Arte Contemporânea(MAC), que recebe mensalmente  cerca de 30 mil pessoas, entre visitantes e turistas.  O segundo atrativo mais visitado é a Fortaleza de santa Cruz, com cerca de 15 mil pessoas por mês, entre visitantes e turistas; o terceiro atrativo mais frequentado é o Parque da Cidade, que recebe cerca de 10 mil pessoas por mês, entre turistas e visitantes.

 

 

Fortaleza de Santa Cruz, patrimônio histórico

 

Dois tradicionais eventos em Niterói , o Réveillon e o Carnaval, atraem multidões para a cidade, chegando a 800 mil pessoas os dois eventos. Além dos eventos, dos atrativos da cidade, as obras de infraestrutura  da Prefeitura têm contribuído para o crescimento do Turismo na cidade: Túnel Charitas-Cafubá, Transoceânica, a Reforma do Horto, a Lei dos Hotéis, a inauguração do Reserva Cultural.

 

Segundos dados fornecidos pelos Centros de Atendimentos aos Turistas da Neltur (CATs), este ano já estiveram em Niterói, turistas da Argentina, Chile e Colômbia, em maior número.

 

Para alavancar o turismo na cidade, a Neltur- Niterói Empresa de Turismo e Lazer , órgão da Prefeitura de Niterói,  avança com uma série de projetos como a implantação de uma Sinalização Turística, que contemplará  a maioria dos pontos turísticos da cidade, incluindo o Caminho Niemeyer, o Parque da Cidade  e as trilhas das praias da Região Oceânica.

 

Otimista, o presidente da Neltur, José Guilherme de Azevedo, acredita que em breve o projeto, que já foi  licitado, sairá do papel  e será viabilizado através de um convênio com o Ministério do Turismo. 

 

Uma das principais demandas  do trade turístico, a implantação de um Centro de Convenções, que deverá atrair o Turismo de Negócios na cidade , já está com o projeto avançado e um edital no modelo de parceria público/-privada será lançado até o final do ano. Este Centro de Convenções, com previsão de início até 2020, deverá ser construído no entorno do Caminho Niemeyer. Para José Guilherme, um projeto desta magnitude exige uma série cuidados especiais  mas que depois de construído terá um grande impacto no crescimento do turismo na cidade.

 

Já ss obras de alargamento para  acesso a um dos mais procurados atrativos de Niterói, a Fortaleza de Santa Cruz, estarão prontas no segundo semestre. Em relação aos investimentos de equipamentos turísticos para melhor atendimento aos turistas estão bem avançadas com licitações feitas pela Emusa para construções de três novos Centros de Atendimento do Turista, que também será viabilizado financeiramente através de convênio com o Ministério do Turismo.

 

Com participação em várias feiras nacionais e internacionais, a Neltur dará um novo salto na divulgação dos atrativos turísticos da cidade com a implantação de um novo site, ágil e moderno e o trabalho que está sendo feito com estandes da Neltur no Porto do Rio e no Museu do Amanhã.

 

Para o presidente Neltur, somando-se a esta infraestrutura que está sendo implantada na cidade, como o túnel, novos parques, reforma do  Horto no Fonseca, ciclovias, sinalização turística, além dos tradicionais eventos como o Réveillon, o Carnaval , Niterói ganhará um Calendário Turístico anual e permanente.

 

 

 Neltur apresenta  atrativos para agências chinesas

 

Niterói apresentou seu potencial turístico para um grupo de  autoridades e de agentes de viagens chinesas, durante um encontro realizado na terça-feira, dia 2 de maio, no hotel Hilton, em Copacabana. Participaram da reunião  12 dirigentes de Turismo do Estado de Shanxi, sob o comando do vice prefeito da cidade de Shuizhou, Chen Erdong,  o vice-governador de Shanxi, Zhang Fuming, Nilo Sergio Felix, Secretário estadual do RJ, o presidente da Neltur, José Guilherme  Azevedo, entre outros secretários.  

 

 

José Guilherme Azevedo e autoridades chinesas

 

Durante o encontro, o presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, conversou  com vice-governador de Shanxi, Zhang Fuming e com o grupo de agentes de  viagens chineses sobre  a riqueza dos atrativos turísticos de Niterói e o estreitamento das relações para potencializar a vinda de turistas das cidades chinesas para Niterói.

 

Na ocasião, o presidente da Neltur, entregou aos agentes a folheteria de Niterói e presenteou o o vice governador de Shanxi, com o livro “Viver Niterói”, que destaca as belezas naturais e históricas da cidade.

 

“A China lidera o ranking de países que mais gastaram com turismo no exterior, com cerca de US$ 257,7 bilhões, e o Rio de Janeiro está entre os destinos mais procurados por esses visitantes. Temos que aproveitar este relevante nicho de mercado e atrair estes turistas para Niterói”, destacou José Guilherme.

 

 De acordo com dados do Ministério do Turismo, 57.860 turistas residentes na China visitaram o país em 2016. Desse total, 68,7% vieram motivados para realização de negócios, enquanto 23,4%, a lazer. Já em 2017, apesar do aumento no volume de turistas chineses, que cresceu 6%, ultrapassando os 61 mil visitantes, o perfil não se alterou. São 130 milhões de chineses viajando anualmente pelo mundo e pouco mais de 50 mil vem para o Brasil.

 

 

 

 

 

 


Conheça alguns atrativos de Niterói
Parque Estadual da Serra da Tiririca
Conheça...
 
Praia do Sossego
Conheça...