NELTUR.COM.BR

SITE OFICIAL DO TURISMO DE NITERÓI

#VISITNIKITI #MOTIVOSPRASORRIR #EMNITEROI

Disque Turismo
0800 282 7755
Você esta em: Institucional » Notícia
 
Notícias
 
12/03/2018 - G1 - Portal de Notícias

Praias de Niterói com bons índices de balneabilidade

Faltando menos de um mês para o fim da estação mais quente do ano, os moradores de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estão tendo o segundo melhor verão dos últimos cinco anos na cidade. De acordo com um levantamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no ano passado, as praias do município alcançaram o melhor índice de balneabilidade desde 2013. Locais que antes eram considerados impróprios para banho estiveram próprios em mais de 70% do total de dias de 2017. Em fevereiro de 2018, 61% dos boletins foram próprios para banho nas praias de Niterói. Em 2013 esse índice foi de 27,8%.

 

Dados estatísticos divulgados pelo Inea apontam que, de janeiro a dezembro de 2017, as praias de São Francisco, Charitas, Jururuba e Adão e Eva estiveram próprias para banho em 70,4% do total de dias em que foram recolhidas as amostras. Em janeiro de 2018, 44% dos boletins foram próprios para banho nas praias da cidade Em fevereiro, o percentual subiu para 61%.

 

 Mailson Rocha dos Santos, de 27 anos, contou que mergulha com frequência nessas praias e notou uma melhora na qualidade da água.“Eu vou com frequência. Já mergulhei em todas elas e nunca vi problemas com lixo. Sempre que fui, a água parecia estar limpa. Hoje em dia eu vejo uma melhora muito grande na qualidade da água. Antes a gente via sujeiras por conta de um canal de esgoto que era aberto em Icaraí. Mas agora melhorou muito”, disse Mailson.

 

No início do ano, golfinhos chamaram a atenção na costa niteroiense. Um grupo de cinco golfinhos foi flagrado na Praia de Icaraí por remadores de canoa havaiana. Os atletas deixaram a atividade física de lado para registrar o passeio dos mamíferos.

 

Programa Enseada Limpa

 

Um programa criado pela Prefeitura prevê uma série de iniciativas para tornar a Enseada de Jurujuba a primeira área da Baía de Guanabara totalmente despoluída. Para o secretário executivo da prefeitura, Axel Grael, responsável pela implantação do programa, a despoluição da baía é um sonho possível.

 

"Os excelentes resultados que se verificam na balneabilidade da Enseada de Jurujuba é a prova que a despoluição da Baía de Guanabara é um sonho possível. Não podemos prescindir dos grandes investimentos em saneamento nos municípios do entorno da Baía de Guanabara, mas o Programa Enseada Limpa da Prefeitura de Niterói comprova que ações locais podem trazer avanços significativos”, diz Axel Grael.

 

PARA ASSISTIR À MATÉRIA, CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E VEJA DIRETO NO SITE DO G1

 

 

FONTE: G1

 


Conheça alguns atrativos de Niterói
Igreja São Pedro dos Pescadores
Conheça...
 
Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Conheça...